sexta-feira, 27 de junho de 2008

O nosso projecto é uma tentativa de antecipar o futuro!


O nosso projecto social orienta-se no sentido da resolução de problemas, com o fim de satisfazer as necessidades básicas da pessoa idosa. Pretendemos sempre resolver uma carência/ necessidade e apostar no futuro!

O novo projecto visa o desenvolvimento das respostas sociais:

Lar de idosos: 34 utentes
Centro de dia: 20 utentes
Serviço de apoio domiciliário: 45 utentes
Apoio domiciliário integrado: 12 utentes

Piso -01
O nosso equipamento social:
Área de serviço de lavandaria e rouparia
Instalações sanitárias
Ginásio
Balneários
Espaços Técnicos

Piso 00
Área de acesso
Área da direcção e dos serviços administrativos
Área de saúde e higiene (gabinete medico e de enfermagem)
Instalações para o pessoal
Área de convívio e de actividades
Área de refeições
Área de serviços (cozinha)

Piso 01
10 Quartos individuais com WC e varanda privada
12 Quartos duplos com WC e varanda privada
3 Salas de estar
Rouparia zona de sujos
Copa
Instalação sanitária com banho assistido
Compartimento para vigilante

sexta-feira, 20 de junho de 2008

A Hora do Conto

Foi com muito prazer que a Fundação Nossa Senhora da Conceição da Freguesia de Valongo do Vouga se estreou no passado dia 7 de Maio num palco de magia onde cerca de 80 crianças da Escola Primária de Valongo do Vouga aplaudiram a encenação de um conto infantil “ A Semente Verdadeira” representado pelos idosos do Centro de Dia e suas Colaboradoras.
A fim de comemorar o passado dia do Conto Infantil, cenários e vestes encantadas acolheram um momento de magia e interacção entre os mais velhos e os mais novos, proporcionando uma ocasião divertida entre os presentes.
A emoção permaneceu durante todo o elenco, bem como a atenção de todos os pequenotes, que expectantes observaram os mais velhos representar.
Esta iniciativa proporcionou não só a animação e o convívio, com também uma vertente educativa pela mensagem transmitida aos mais pequeninos.
A actividade pretende dar continuidade, promovendo assim junto dos nossos idosos um envelhecimento saudável e activo.
Um final feliz e alegre, recheado de palmas e diversão deu asas á imaginação de todos os presentes.Desfile Parque Alta Vila - Águeda

Marchas Populares

Realizou-se no dia 18 de Junho e pelo segundo ano consecutivo as Marchas Populares dedicadas aos idosos institucionalizados. Este evento, realizado no Parque da Alta Vila, é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Águeda com as IPSS do Concelho.
A Fundação Nossa Senhora da Conceição da Freguesia de Valongo do Vouga em parceria com a AMAR, promoveram uma marcha alusiva ao tema das flores. Foi com muita cor e com muita alegria que estas instituições abriram o desfile.
Idosos e Colaboradoras perfumaram o cortejo e seus participantes, desfilando com emoção e muita dedicação, proporcionando um momento de grande divertimento.
A interpretação musical da marcha ficou a cargo do Sr. Fernando e seus tocadores, (Grupo da região de nome ‘Vou Ali e Volto Já’), que de forma voluntária ensaiou e cantarolou o tema. Não podemos deixar de enaltecer estes gestos, a eles o nosso muito obrigada.


Macinhata e Fermentões
Todos juntos a cantar,
Prá alegrar os corações
Nestes dias populares.

A AMAR de Macinhata
Canta com os corações,
Junto com a FUNDAÇÃO
Do lugar de Fermentões.

É Santo António
È São João
É alegria
E animação.

E o São Pedro
Está-se a acabar,
E os idosos
Vão a cantar.

Letra e Musica de Fernando S. silva


Nas tardes séniores a festejar
Com a fundação a animar
Juntos vamos a marchar
Neste dia popular.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Fundação Nossa Senhora Conceição


A Fundação Nossa Senhora da Conceição da Freguesia de Valongo do Vouga, Instituição Particular de Solidariedade Social e de Utilidade Pública, Reconhecida por Despacho de 29 de Novembro de 2000, tem como objectivo estatutário a construção de um lar para a terceira idade, para pessoas de ambos os sexos, naturais da freguesia de Valongo do Vouga, ou ali residentes.
Esta instituição iniciou actividade a 4 de Novembro de 2002 em instalações provisórias e actualmente presta apoio a idosos através das valências de Centro de Dia e Serviços de Apoio Domiciliário.
Sabendo que o envelhecimento de população, associado à evolução da Vida na sociedade, tem como consequência o aumento da procura de equipamento social para a terceira idade. Verificamos que na freguesia de Valongo do Vouga, existe uma carência a nível de infra-estruturas/valências que permita desenvolver respostas mais direccionadas para a população idosa, pelo que surge a necessidade de suprimir esta lacuna.
O projecto “Ualle Longum” surge então como solução possível para ajustar as respostas existentes na freguesia ás reais necessidades da população idosa, contribuindo assim para melhorar a qualidade de vida dos idosos, através de prestação de cuidados diferenciados.
A nova obra social terá para além das valências existentes, a resposta de lar e Serviços de Apoio Domiciliário integrado procurando assim melhorar a qualidade de vida dos nossos idosos, através de um envelhecimento mais saudável e activo.